Política de Privacidade e SegurançaSugira este site a um amigoAdicione aos Favoritos
 

   Tratamentos : Micróbios podem sobreviver em Marte

Na Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, uma equipa de cientistas realizou uma experiência simulando as condições ambientais de Marte, tendo verificado que determinados microorganismos (methanogens) que geram metano sobrevivem naquelas condições.

A equipa liderada por Timothy Kral utilizou um aparelho denominado Andromeda Chamber para simular as condições do planeta vermelho, e os microorganismos foram criados em diferentes tubos de ensaio com material similar ao solo de Marte.


Este material, derivado de cinzas vulcânicas, tem uma composição que se aproxima da densidade, tamanho do grão e características magnéticas do solo marciano.


As diferentes culturas dos microorganismos utilizadas foram expostas a uma atmosfera unicamente composta por hidrogénio e dióxido de carbono, que são as substâncias necessárias para que estes microorganismos produzam energia, o que consistiu num primeiro passo da experiência.


Posteriormente os cientistas colocaram as culturas na Andromeda Chamber com uma baixa pressão, e foi verificado que os organismos conseguiram sobreviver nestas condições.


Na opinião dos envolvidos na pesquisa, os resultados demonstram a possibilidade da existência de vida de Marte. E a descoberta de água congelada em Marte no início deste ano, apoia ainda mais esta experiência, segundo Timothy Kral.



« voltar

Comentários e SugestõesPerguntas FrequentesContactosTratamentosConcurso
Seara.com